A Organização Mundial da Saúde declarou no dia 05 de maio de 2023, o fim da pandemia de COVID-19. Nesses 3 anos, esse problema global nos mostrou que a relação entre a saúde humana e a preservação da natureza é mais estreita do que imaginávamos. A maioria dos vírus que causam pandemias vêm do meio natural, e o desmatamento é o maior desencadeador de pandemias, incluindo o Ebola na África, Nipa na Malásia e Hendra na Austrália.
Entre os animais que podem transmitir doenças para humanos, os morcegos podem carregar microrganismos que podem causar doenças a outras espécies. Em muitos dos casos, esses seres se associam aos animais, sem apresentarem riscos a eles, se não ocorrer contato indevido com os morcegos, a presença desses agentes não representa risco direto à população.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/05/image-5-1024x577.png)
(Foto: Acervo Ecossistema)
Acredita-se que os morcegos sejam uma reserva possível para SARS-CoV-2, responsável pela última grande pandemia, pois é muito parecido com o coronavírus, responsável pelo surto de SARS em 2003. Contudo, temos que olhar esses animais como heróis, que contém esses patógenos dentro de suas populações sem nos afetar.
Além disso, a preservação de cavernas é crucial para prevenir novas pandemias, pois esses ambientes são importantes fontes de micro-organismos e bactérias desconhecidas.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/05/image-6-1024x577.png)
(Foto: Acervo Ecossistema)
Logo, a destruição de cavernas pode liberar bactérias e vírus no ambiente, criando novas ameaças à saúde humana. Ainda, a exploração inadequada dessas áreas pode prejudicar a biodiversidade e comprometer a saúde dos ecossistemas subterrâneos.
Por isso, é fundamental que medidas de proteção sejam implementadas para garantir a conservação dessas áreas. A colaboração entre governos, organizações não-governamentais e a sociedade é fundamental para o sucesso dessas ações.
A natureza em pé, portanto, uma questão de saúde pública. Somente a preservação de cavernas e de outros ecossistemas naturais pode garantir que novas pandemias não apareçam. É hora de agir, antes que seja tarde demais.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/05/banner-1-1-1024x160.png)
Fontes:
XAVIER, Trajano. Restauração de habitats de morcegos pode evitar novas pandemias. Território Secreto. 05 dez. 2022. Disponível em: <https://territoriosecreto.com.br/restauracao-de-habitats-de-morcegos-pode-evitar-novas-pandemias>
VALE, Mariana M. et al. Could a future pandemic come from the Amazon. Conserv. Int, p. 1-13, 2020. Disponível em: <https://www.conservation.org/docs/default-source/publication-pdfs/english-pandemic-prevention-in-the-amazon-2021.pdf?sfvrsn=6f7b3676_2>