O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está de aniversário!

Em meio ao bioma do Cerrado brasileiro, que abriga rios de extrema importância aos brasileiros, como o Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco, encontra-se uma das unidades de conservação mais incríveis do país: o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT. Fonte: ICMBio

Criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656, com o status de Parque Nacional, a unidade de conservação está localizada entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, e é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura.

Uma das grandes atrações do parque é a Gruta Casa de Pedra, uma caverna de arenito percorrida pelo rio Independência e que abriga inscrições rupestres que remontam aos tempos pré-históricos. Diversas expedições dos primeiros naturalistas utilizaram a gruta inclusive como abrigo, o que torna este lugar ainda mais mágico e fascinante.

Gruta Casa de Pedra, Parque Nacional Chapada dos Guimarães, MT. Foto por: Geraldo David Santana Silva

Para visitar a Casa de Pedra e outros atrativos do parque, é necessário o acompanhamento de um condutor ambiental ou guia turístico, mas a entrada no parque é gratuita.

Com 34 anos de história, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um verdadeiro tesouro nacional, que merece ser preservado e admirado por gerações futuras. Então, se você ainda não conhece este paraíso, está na hora de incluí-lo em sua lista de destinos e se encantar com tudo o que ele tem a oferecer.

Se você está planejando uma viagem para conhecer esta maravilha da natureza, vale a pena visitar a plataforma eCaves Brasil, onde você encontrará informações detalhadas sobre o parque e a caverna, possibilitando uma preparação mais adequada à sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *