Os serviços ecossistêmicos são definidos como benefícios que a espécie humana recebe da natureza e que garantem seu bem-estar e manutenção dos processos naturais, as sociedades ao verem nossas ações impactarem esses serviços geram então uma valoração a partir das dimensões econômica, social e ecológica.
Esses serviços podem ser divididos em quatro categorias: de provisão, regulação, serviços culturais e de suporte.
Os serviços de provisão dizem respeito ao fornecimento de água e alimentos pela natureza, os de regulação são os processos naturais que regulam as condições climáticas e ambientais, serviços culturais estão ligados ao ecoturismo e usos para lazer e arte e os de suporte são os processos que precisam existir para que todos os outros sejam possíveis, como a formação do solo.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/01/unnamed-3.jpg)
As cavernas, assim como todos os ecossistemas do planeta, são importantes para a manutenção da nossa vida na Terra, mas agora vamos falar um pouco de forma específica quais serviços ecossistêmicos são prestados por essas cavidades.
Os ambientes subterrâneos desempenham a função de abastecimento dos aquíferos e de formação de solo, subsidiando o equilíbrio de ciclos de nutrientes, como os ciclos do carbono, oxigênio e nitrogênio. Sendo assim, os ecossistemas cavernícolas fornecem majoritariamente serviços de suporte, base para a regulação de toda uma biota.
Novamente vamos retornar ao papo dos animais cavernícolas, mas dessa vez iremos falar especificamente dos morcegos, isso porque algumas espécies são responsáveis pela dispersão de sementes e outras são polinizadores de flores…Isso mesmo!
Existem 1400 espécies de morcegos no mundo e 181 espécies de morcegos no Brasil, sendo pouquíssimas hematófagas e, apesar do medo e dos mitos que constroem em torno dessas últimas, elas são relevantes para o controle de populações, equilibrando a biodiversidade local.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/01/unnamed-4-edited-1.jpg)
Foto: Acervo Ecossistema
Os dispersores de sementes são muito eficientes podendo carregar até 500 sementes de espécies nativas de florestas levando a longas distâncias, isso é possível pelo consumo dos frutos e evacuação das sementes ainda em voo ou em lugares específicos.
Já os polinizadores o fazem por consumirem o néctar das flores e assim o pólen se fixa nos pelos que são transportados para a próxima flor.
Sendo assim, algumas culturas apenas são possíveis de existirem se houver a interrelação entre as plantas e os morcegos.
Na tese chamada “Sem morcego, não tem pequi” da Flávia Pereira Lima de 2019, é evidenciado como há uma relação direta entre a produção do fruto que é típico do Cerrado com a preservação do bioma, além de relatar as percepções dos produtores das fazendas sobre como os serviços ecossistêmicos estão presentes na vida deles.
Portanto, quando falamos dos serviços que as cavernas nos oferecem, vemos a necessidade da proteção desses territórios, para além da mera preservação da biodiversidade que é prejudicada, mas também todos os processos de produção e campos econômicos e sociais para a espécie humana.
O eCaves te convida a conhecer mais sobre as cavernas! Vem com a gente!