Há muitos trilheiros e trilheiras pelo Brasil dispostos a contemplar a natureza de pertinho!
Pensando nisso, a Fundação Florestal de São Paulo organizou a segunda edição do Passaporte para as Trilhas de São Paulo em 2018!
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/09/passaporte.png)
O Passaporte apresenta 22 trilhas localizadas em 18 áreas protegidas pelo Estado. São trilhas demarcadas e sinalizadas! Quando o visitante realizar uma trilha em alguma Unidade de Conservação presente no Passaporte, ele pode carimbá-lo! Os visitantes podem também postar fotografias em redes sociais marcando com a hashtag #trilhasdesp ou #parquessp. Apresenta também dicas e recomendações de segurança!
Há uma seção específica no Passaporte que se refere as trilhas em áreas de cavernas! Nesta seção, são destacadas três trilhas, localizadas em três Parques:
a) Trilha Sistema Bocaína Lajeado – localizada no Parque Estadual Intervales;
b) Trilha da Caverna do Diabo – localizada no Parque Estadual Caverna do Diabo;
c) Trilha da Caverna Santana – localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/09/bocaina_lajeado.png)
Na página de cada trilha, são apresentadas algumas informações como localização, contato, extensão da trilha, duração e os atrativos que podem ser observados nesta trilha. São também inseridas informações sobre o horário de funcionamento, se há necessidade de acompanhamento de monitor. Há também informações sobre a altitude e espaço, claro, para o carimbo.
Para algumas trilhas, há informações adicionais como o bioma que a trilha se insere e fotografias.
O passaporte é uma excelente ferramenta para trilheiros e trilheiras que estão em busca de aventuras!
Já ouviu falar deste Passaporte? No site da Fundação Florestal, que você pode acessar clicando aqui, há muitos outros passaportes (como os de observação de aves) e cartilhas informativas!