A importância da atuação em rede no turismo brasileiro

A caminho da Gruta Lapa Doce no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos parques mais icônicos do Brasil. Foto por: Gisele C. Sessegolo.

O turismo é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de um país, e no Brasil, com sua vasta diversidade cultural e natural, essa indústria desempenha um papel fundamental. No entanto, para que o turismo alcance todo o seu potencial e beneficie não apenas os destinos mais conhecidos, mas também as comunidades locais em todo o país, é essencial uma atuação em rede eficaz e colaborativa.

Quando observamos o ano de 2023, temos que o turismo nacional faturou mais de R$ 121 bilhões entre janeiro e agosto, em torno de R$ 12 bilhões a mais que 2022 no mesmo período, sendo este dado divulgado pelo Ministério do Turismo com base em uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).

Analisando dados de visitação, temos que as unidades de conservação em 2022 registraram o dado incrível de 21,6 milhões de visitas em 137 UC’s do território brasileiro, sendo os parques nacionais a categoria mais procurada.

Esse número certamente se ampliaria com iniciativas em cadeia para fomento de roteiros em locais onde o turismo é a principal fonte de renda da população. Aliás, ao possibilitar melhores condições para realização das viagens, ocorre uma possibilidade maior de recepção de turistas estrangeiros, pois dados de 2023 do Banco Central (Bacen) demonstram que os turistas internacionais deixaram no país o montante de cerca de US$ 6,9 bilhões, o que equivale a R$ 34,5 bilhões.

Além disso, a atuação em rede facilita a criação de produtos turísticos mais completos e diversificados. Por exemplo, uma agência de viagens pode colaborar com operadoras locais para oferecer pacotes turísticos que incluam não apenas os pontos turísticos mais conhecidos, mas também experiências autênticas e imersivas nas comunidades locais. Isso não apenas enriquece a experiência dos turistas, mas também beneficia diretamente as economias locais.

Ao falar de turismo temos que levar em consideração o papel dos governos no fomento desses programas e iniciativas. Um passo relevante dado em 16 de dezembro de 2023 foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Turismo (MTur), junto com Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Embratur a fim de desenvolver o turismo sustentável em Unidades de Conservação e os seus entornos. 

Turistas adentrando a Gruta da Fumaça no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto por: Lívia Cordeiro

Esse passo possibilitará o desenvolvimento, promoção e apoio ao turismo ecológico, sustentável e responsável, levando a diversificação e aprimoramento das atividades, geração de emprego e renda, ao passo que promove a preservação ambiental.

Outro aspecto importante da atuação em rede no turismo brasileiro é a troca de conhecimento e melhores práticas entre os diferentes atores do setor. Ao compartilhar experiências e aprender uns com os outros, é possível elevar o padrão dos serviços turísticos em todo o país, garantindo uma experiência de alta qualidade para os visitantes.

Um exemplo de projeto que impulsiona o turismo no Paraná é a Grande Reserva Mata Atlântica que abriga o maior trecho contínuo remanescente do bioma no planeta, dentro dessa área está sendo construída uma iniciativa voluntária que envolve diversos atores de diferentes setores da sociedade para viabilizar ações de desenvolvimento regional com base no turismo de natureza.

Assim, para que a atuação em rede no turismo brasileiro seja eficaz, é fundamental que haja uma cooperação entre os atores do setor, as comunidades locais e os órgãos governamentais. O envolvimento das comunidades é essencial para garantir que o turismo traga benefícios reais e sustentáveis para todos os envolvidos, enquanto o apoio do governo é crucial para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do turismo e garantir a infraestrutura necessária para receber os visitantes.

Referências: 

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Recorde histórico: turismo internacional injeta R$ 34,5 bilhões na economia brasileira em 2023. 05 fev. 2024. Disponível em:  <https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/recorde-historico-turismo-internacional-injeta-r-34-5-bilhoes-na-economia-brasileira-em-2023#:~:text=Os%20turistas%20internacionais%20que%20visitaram,segunda%2Dfeira%20(5)> Acesso em: 21 fev. 2024.

BRASIL, Ministério do Turismo. Parceria entre MTur, ICMbio, Embratur e MMA promoverá turismo sustentável em unidades de conservação. 16 dez. 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/mtur-fecha-acordo-para-promover-turismo-sustentavel-em-unidades-de-conservacao> Acesso em: 21 fev. 2024.

CNN Brasil. Turismo nacional acumula faturamento de R$ 121 bi e deve crescer 11,5% em 2023. 06 nov. 2023. Disponível em:  <https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/noticias/turismo-nacional-acumula-faturamento-de-r-121-bi-e-deve-crescer-115-em-2023/> Acesso em: 21 fev. 2024.

GRANDE RESERVA MATA ATLÂNTICA. Quem somos?. Disponível em: <https://grandereservamataatlantica.com.br/quem-somos/> Acesso em 23 fev. 2024.

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