O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado brasileiro do Piauí, foi indicado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2023, essa notícia fortalece ainda mais a preservação ao patrimônio espeleológico do país. Vamos entender essa relação!
O parque abriga uma série de cavernas que possuem arte rupestre datada por volta de 12 mil anos atrás, segundo o IPHAN, sendo considerada uma das mais antigas do mundo. Essas cavernas são um testemunho único da vida e da cultura das primeiras sociedades humanas na América do Sul e a indicação como Patrimônio Natural da Humanidade garantirá a proteção e preservação desse patrimônio valioso para as gerações futuras.
A área já possuía o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1991 também pela UNESCO, devido aos artefatos e evidências de habitação humana, mas a natureza presente no local é igualmente diversa. Além disso, cavernas e sítios arqueológicos são duramente afetados quando ocorrem mudanças ambientais onde estão inseridas, reforçando a importância de seu reconhecimento.
Outros sítios naturais brasileiros foram indicados para a mesma designação dentre eles, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional do Itatiaia (RJ), Estação Ecológica Raso da Catarina (BA), Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), Estação Ecológica do Taim (RS) e Parque Nacional da Serra do Divisor (AC).
Quando um local é reconhecido por sua cultura e natureza, é chamado de patrimônio misto. Atualmente, Paraty e Ilha Grande, na região litorânea do Rio de Janeiro, têm o título.
A Serra da Capivara tem 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, sendo o maior acervo de sítios arqueológicos e arte rupestre do continente americano.
São dez circuitos de visitação, sendo eles: Circuito do Boqueirão da Pedra Furada, Circuito do Sítio do Meio, Circuito do Baixão das Mulheres, Circuito do Desfiladeiro da Capivara, Circuito da Chapada, Circuito da Serra Branca, Circuito da Jurubeba, Circuito do Veredão, Circuito do Gongo e Circuito do Angical.
Na Toca do Sítio do Meio, foram encontrados restos de ocre-pigmentos que datam de 12.200 a 13.900 mil anos, também foram encontrados produtos da atividade humana do Pleistoceno Final (20.000 e 12.000 anos).
Já na Toca Baixão do Perna I, existem datações a partir do método Carbono-14 que mostram que este abrigo foi frequentado entre 10.000 e 3.000 anos atrás. Existem outras diversas pinturas e artefatos de humanos pré-históricos, revelando sua grandiosa arqueológica.
Além de tudo isso, o local possui 204 pontos de visitação, sendo 17 adaptados para cadeirantes, se tornando um passeio único e acessível, coisas que nós aqui do eCaves prezamos para você, explorador das cavernas!
FONTES:
BUCO, Elizabete. Turismo arqueológico na região do Parque Nacional Serra da Capivara. Fundação Museu do Homem Americano, Piauí, 2013.
MOURA, Laura. Parque Nacional Serra da Capivara é indicado a Patrimônio Natural da Humanidade. 10 jan. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/01/10/parque-nacional-serra-da-capivara-e-indicado-a-patrimonio-natural-da-humanidade.ghtml?fbclid=IwAR1ZGz7GNVviUTRT-19x5ZCg8q5ePcZ2_XrhWgyZTTLDti1iLvT46Hrqmmw Acesso em: 19 jan. 2023.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Parque Nacional Serra da Capivara. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Parque%20Nacional%20Serra%20da%20Capivara.pdf Acesso em: 23 jan. 2023.
GARCIA, Rafael. Conheça as sete maravilhas brasileiras candidatas a Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco. 07 jan. 2023. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/brasil/conheca-as-sete-maravilhas-brasileiras-candidatas-patrimonio-natural-da-humanidade-da-unesco-25640264.html?fbclid=IwAR2cnnIYhT5f-RBVLSXKRQkKnObw2BfyNeCSmUCh3Z-NkR3E15J5_txMG3U Acesso em: 19 jan. 2023.
PESSIS, Anne-Marie. Imagens da Pré-História, Parque Nacional da Serra da Capivara. 2 ed. FUMDHAM 2013.
Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato. Turismo em cavernas e grutas revela outro lado da beleza natural do Brasil. 06 jan. 2017. Disponível em: https://saoraimundononato.pi.gov.br/portal/turismo-em-cavernas-e-grutas-revela-outro-lado-da-beleza-natural-do-brasil/#:~:text=%C3%89% 20%20 maior%20 acervo%20de,a%20 import%C3%A2ncia%20do%20 atrativo%20 tur%C3%ADstico. Acesso em: 19 jan. 2023.