Desvendando o Monolake: tufas calcárias à vista!

RV estacionado, EUA. Foto por: Gisele Sessegolo

Em nossa aventura pelos parques americanos com um RV, no outono de 2023, entre Lake Tahoe e a entrada leste do Yosemite National Park, tivemos uma grata surpresa ao descobrir um lago gigante com formações super únicas emergindo das águas!

De grande beleza cênica e importância ambiental, parte desse lago se encontra protegido em um Parque Estadual – o Mono Lake State Park.

Trata-se de um lago gigantesco e antigo, salino e muito alcalino. Ainda assim possui uma importância única, pois abriga espécies endêmicas, além de servir de habitat para diversas espécies.

Cerca de um milhão de aves marinhas alimentam-se na região, sobrevoando o lago, enchendo de vida a paisagem e tornando a experiência única.

Monolake. CA, EUA. Foto por: Gisele Sessegolo

Essa maravilha natural se formou ao longo dos séculos pela ação dos sais minerais oriundos dos riachos das montanhas da High Sierra que aos poucos se acumularam no fundo do lago. Ao longo do tempo, a água doce ao evaporar deixou um lago 2,5 vezes mais salgado que o mar.

Para além da exuberância do próprio lago, que é considerado um oásis no meio do deserto, as tufas calcárias hoje aparentes, revelam a ação do tempo e a história do local.

Essas tufas foram se depositando no fundo do lago, porém com a diminuição dos níveis da água, elas acabaram por aflorar na superfície, e em boa parte devido a ação humana!

Monolake. CA, EUA. Foto por: Gisele Sessegolo

No ano de 1941, o Departamento de Água e Energia de Los Angeles começou a desviar a água dos afluentes do Mono Lake, visando o abastecimento domiciliar a 350 milhas (560 km) ao sul. Isso acabou por causar nos 40 anos seguintes, uma diminuição drástica no nível da água do lago, que foi reduzido a metade do seu volume original e a salinidade aumentada drasticamente.

Muitas espécies associadas ao lago tiveram alterações ou sofreram impactos das alterações no local. Mas ainda assim, o local representa importante lugar para reprodução de diversas espécies, e conta até com espécie endêmica, ou seja, restrita ao ambiente aquático local.

Para conter essa situação foi criada o Mono Lake Tufa State Natural Reserve, e também foram implantadas ações de monitoramento e controle ambiental, fundamentais para proteção do local!

O local de visitação conta com acesso pavimentado, estacionamento, sanitários, bancos para contemplação e placas informativas.

Mono Basin Scenic Area Visitor Center. Foto por: Gisele Sessegolo

Além disso, há um centro de visitantes (Mono Basin Scenic Area Visitor Center) situado no entorno, apoiando a ampliação do conhecimento e a difusão de informações sobre a área.

Confira mais na plataforma eCaves, informações sobre cavernas, parques e formações naturais únicas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *