Conhecendo o Buraco do Padre

Nathalie Lucion – acadêmica de Geografia pela UFPR/eCaves/Ecossistema Consultoria Ambiental

A região de Ponta Grossa/PR, município nos Campos Gerais, é conhecida pelas suas belezas naturais. Para além do conhecido Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta um arenito em formato de uma taça, o município conta com inúmeras cavernas e furnas a serem contempladas.

Arenito “Taça”, no Parque Estadual de Vila Velha. Foto: Nathalie Lucion

Uma delas é o Buraco do Padre, furna localizada na região de Itaiacoca. No dia 5 de junho, a equipe do eCaves foi até o Buraco do Padre, para conhecer e entender melhor como funciona a visitação.

Para chegar até o Parque da Natureza Buraco do Padre, o visitante deve acessar a Rodovia do Café/BR-376, sentido Ponta Grossa/PR. Há alguns caminhos alternativos que evitam o trânsito no município. Chegando no local, há estacionamento seguido do Centro de Visitantes, que possui bilheteria, sanitários e loja. Os preços dos ingressos você pode encontrar com mais detalhes no nosso site.

O passeio começa com uma trilha que dá acesso à área de picnic, parquinho infantil (playground), sanitários (adaptados para PCD também) e lanchonete. A trilha de 800 m é bem sinalizada e em alguns trechos possui uma passarela com corrimões. Há também um ônibus do próprio Parque que leva os visitantes até esta mesma área.

Da área para picnic e demais facilidades, os visitantes podem iniciar sua aventura rumo ao Buraco do Padre. É necessário caminhar por uma trilha de aproximadamente 1 km para chegar. O Parque oferece cadeiras de rodas adaptadas a portadores de deficiências.

Cadeiras de rodas adaptadas. Foto: Gisele Sessegolo

Nos trechos finais, há uma passarela e algumas placas informativas que contam mais sobre a formação da furna Buraco do Padre. A origem de suas rochas denota o período Devoniano, ou seja, com mais de 400 milhões de anos. A dissolução química das rochas areníticas pelo Rio Quebra-Pedra, a variação do nível do lençol freático e a indução de colapso das rochas, originou o Buraco do Padre.

Placa informativa sobre como o Buraco do Padre se originou. Foto: Gisele Sessegolo

Ao adentrar, é possível ver a grandiosidade desta Furna. Seus altos paredões, a queda d’água do Rio Quebra-Pedra e suas rochas são dignas de milhares de fotos. Em certos momentos do dia, o visitante pode observar a fauna que ali vive, como os andorinhões-de-coleira-falha.

Para os mais dispostos, é possível percorrer a Trilha do Favo que dá acesso a uma visão de cima do Buraco do Padre e leva ao Poço Encantado. Esta trilha não possui acessibilidade, sendo seu nível de dificuldade moderado.

Como passeios pagos à parte, está a visitação na Fenda da Freira. Para visitar esta outra cavidade, deve ser realizado o agendamento prévio. Próximo a esta atração, é ofertado o passeio de tirolesa, onde é possível observar todas as nuances do Parque.

Ficou com vontade de conhecer? Quer saber mais sobre esta e outras cavernas para visitar? Confira nosso site! https://ecavesbrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *