Muito se diz que só cuidamos daquilo que amamos e só amamos aquilo que conhecemos e quando se trata dos pequenos, isso se torna ainda mais relevante em seu processo de socialização e a relação entre nós e a natureza.
Como se inicia o processo de construção da nossa identidade e do reconhecimento do mundo ao nosso redor? Brincando. Seja você a criança que brincava de carrinho ou casinha, seja a que se aventurava interagindo com insetos e plantas, de alguma forma sua maneira de ver a natureza foi mostrada a você naquela época. Caso você tenha sido ensinado que sapos são feios, cobras são perigosas, insetos são nojentos, talvez até hoje você ainda carregue isso com você.
Ao permitir que crianças se conectem com sua essência é necessário expô-las ao ambiente natural, pois é nele que ela observa as diversas formas de vida existentes, a importância de cada uma delas nos ecossistemas e o seu papel em tudo isso se reconhecendo como parte deste todo.
Além disso, diversas pesquisas científicas apontam que o contato com a natureza estimula a criatividade, desenvolve habilidades sociais, melhora a imunidade, memória, sono e capacidade física, proporcionando um aumento significativo do bem-estar e saúde.
As cavernas, dentre os ecossistemas, é o mais estigmatizado e apagado, sendo mostrado às crianças em contextos estereotipados que geram um medo equivocado, muitas vezes, infundados, considerando que até mesmo os adultos devem respeitar os locais para se manterem seguros e fazerem o mesmo com o ambiente.
Diversas cavernas de nível fácil de visitação aceitam, promovem e sugerem a visita segura ao espaço cavernícola para que as crianças possam observar o espaço, questionar e deixar a curiosidade agir para construir sua própria forma de vê-lo. Alguns exemplos de cavernas que recebem turmas escolares é a Gruta do Bacaetava em Colombo – PR e a Gruta dos Jesuítas em Tunas do Paraná – PR, ambas sendo um ambiente de contemplação, mas também de fomento da educação ambiental.
Outra iniciativa para aproximar as crianças desses ambientes é a exposição A Vida nas Cavernas, que faz parte da Espeleoarte que traz uma caverna cenográfica muito realista, mostrando os animais que se relacionam com ela, seja habitando, se alimentando ou utilizando o ambiente como abrigo.
E, aí?! Que tal levar uma criança para se aventurar em uma caverna? Em nosso site você acessa diversas cavidades apropriadas para os pequeninos!
Referências:
Instituto Alana. Os benefícios de brincar ao ar livre. Disponível em: <https://criancaenatureza.org.br/pt/para-que-existimos/os-beneficios-de-brincar-ao-ar-livre/> Acesso em 15 ago. 2023.