Parque Municipal da Gruta do Bacaetava comemora 22 anos

Gisele Sessegolo – GEEP-Açungui/eCaves/Ecossistema Consultoria Ambiental

Na data de 11/05/22 foi realizado um evento no Parque Municipal da Gruta do Bacaetava -PNMGB, visando comemorar os 22 anos de criação da unidade de conservação. O GEEP-Açungui se fez presente, prestigiando mais uma vez essa importante unidade, situada em Colombo, PR na Região Metropolitana de Curitiba.

O PNMGB abrange um remanescente da floresta com araucária, com 17,35 ha, em meio a uma região com forte pressão minerária. A criação da unidade garantiu a proteção da Gruta do Bacaetava, possui 695 m de desenvolvimento e 25 m de desnível.

A gruta possui uma galeria inferior, bastante ornamentada, por onde atravessa o rio Bacaetava e se permite a visitação turística. Há ainda uma galeria superior, destinada a conservação.

A beleza cênica da gruta, já chamava atenção há séculos, havendo registros e descrições exaltando sua beleza, juntamente com outras cavernas da região: “ambas as grutas são espaçosas e cheias de estalactites e estalagmites, muitas das quais se encontram formando columnatas” (Sebastião Paraná, 1899).

O antigo proprietário das terras, o Sr. Antonio Gasparin, doou o terreno à congregação religiosa dos Irmãos Passionistas, que colocaram a imagem de Nossa Senhora de Lourdes no interior da gruta. Ela passou a receber um grande número de peregrinos e fiéis, inclusive com a realização de grandes romarias até a década de 1970. Posteriormente o terreno foi cedido a Santa Casa de Colombo, e passado a Prefeitura Municipal para criação do parque.

A unidade recebe mais de 20 mil visitantes ao ano, contando com uma excelente infraestrutura de apoio, como centro de visitantes, auditório, sanitários, trilha calçada de acesso a caverna, além de contar com passarelas metálicas para atendimento ao público no interior da gruta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *