Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: um tesouro natural brasileiro rumo ao reconhecimento mundial

Turista em gruta no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto por: Gisele Cristina Sessegolo.

No coração do Norte de Minas Gerais, um tesouro natural aguarda ansiosamente pelo reconhecimento da Unesco como Patrimônio Mundial Natural: o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Com mais de 56 mil hectares de área preservada, este parque é um verdadeiro santuário da biodiversidade, abrigando mais de 140 cavernas e inúmeros sítios arqueológicos, onde os visitantes têm a oportunidade única de explorar três biomas brasileiros distintos: Cerrado, Caatinga e Mata Seca.

Após um período de 25 anos desde sua criação, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu demonstrou estar em conformidade com diversos critérios da UNESCO, destacando-se pela beleza cênica e a singularidade geológica do cânion no Rio Peruaçu. A candidatura, apresentada com entusiasmo em fevereiro de 2024, representa um marco importante para a região, não apenas em termos de conservação, mas também de desenvolvimento econômico sustentável. Ao receber o status de Patrimônio Mundial, o parque poderá atrair ainda mais turistas do mundo todo, proporcionando novas oportunidades de emprego e negócios para as comunidades locais.

Paredão com pinturas rupestres, Parque Nacional cavernas do Peruaçu. Foto por: Gisele Cristina Sessegolo

Para os visitantes, recomendamos reservar de 3 a 4 dias para explorar os diversos roteiros disponíveis, que incluem emocionantes expedições por cavernas, visitas a sítios arqueológicos fascinantes e contemplação de mirantes naturais que oferecem vistas deslumbrantes. O acesso ao parque pode ser feito a partir de Montes Claros, com uma viagem de carro de aproximadamente 180 km.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é muito mais do que um patrimônio natural brasileiro, é um símbolo de conservação e sustentabilidade, cuja candidatura como Patrimônio Mundial representa um passo importante na valorização e proteção desse tesouro nacional. Que este reconhecimento traga não apenas a proteção global que o parque merece, mas também inspire outros locais a seguirem o exemplo de preservação e respeito pela natureza.

Referências:

MACHADO, Fernanda.  Parque Nacional Cavernas do Peruaçu deve se tornar Patrimônio Mundial Natural em 2025. 12 fev. 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/02/12/cavernas-do-peruacu-deve-se-tornar-patrimonio-mundial-natural-em-2025.ghtml> Acesso em: 29 fev. 2024. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *