![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/10/microplastico-300x169.png)
Os microplásticos são um problema antigo com diversas consequências, atualmente visíveis. Esses materiais são minúsculas partículas plásticas com menos de 5 milímetros de comprimento, têm invadido nossos oceanos, rios, alimentos e até mesmo nossos corpos. Até recentemente, acreditava-se que esses invasores invisíveis poupassem locais isolados, como cavernas inexploradas. No entanto, uma descoberta alarmante foi feita por pesquisadores no sistema de cavernas Cliff, no Missouri, Estados Unidos, um local fechado para visitação há cerca de 30 anos.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cliff-cave-168x300.png)
A Professora Elizabeth Hasenmueller e seus alunos da Universidade de St. Louis decidiram investigar esse ambiente subterrâneo. Eles coletaram amostras de água e sedimentos da caverna e ficaram chocados ao descobrir a presença de microplásticos.
Os resultados, publicados recentemente na revista Water Research e na Science of The Total Environment, revelaram que a maior concentração de microplásticos estava na entrada da caverna e nos sedimentos. Essa contaminação pode ser resultado de inundações que transportam o plástico para dentro da caverna, onde ele se acumula nos sedimentos.
Durante as condições normais, a água da caverna continha 9,2 partículas de microplástico por litro, mas durante enchentes, esse número disparou para 81,3 partículas por litro. Os sedimentos da caverna revelaram uma concentração ainda maior, com cerca de 850 pedaços de microplástico por quilo de sedimento.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cliff-cave-informativo-300x225.png)
Essa descoberta é preocupante, pois a caverna Cliff é um ambiente cárstico, que se mostrou altamente suscetível à poluição por microplásticos. Cerca de 9% da população mundial depende de água de aquíferos cársticos, e a presença dessas partículas plásticas representa uma ameaça à saúde humana.
Essa pesquisa lança luz sobre a extensão do problema dos microplásticos, mostrando que eles podem alcançar até os lugares mais remotos e aparentemente intocados. É um lembrete de que nossa responsabilidade em lidar com a poluição plástica é global e urgente.
Fonte: GLOBO. Microplásticos são encontrados em sedimentos de caverna remota nos EUA. Um Só Planeta. 04 out. 2023. Disponível em: <https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2023/10/04/microplasticos-sao-encontrados-em-sedimentos-de-caverna-remota-nos-eua.ghtml> Acesso em: 06 out. 2023.