O mundo subterrâneo em foco: 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia e a participação do eCaves Brasil

O 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia aconteceu na cidade de Curitiba – PR com atividades de 24 a 29 de Julho. Foto por: Janayna Rodrigues

Durante os dias 26 a 29 de Julho, a espeleologia brasileira e internacional se uniram em um evento épico, o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia. Com atividades de saídas de campo nos dias 24 e 25 de Julho, o evento atraiu 232 inscritos, sendo 223 congressistas participantes de todas as 5 regiões do Brasil, com destaque para a região sudeste, especialmente o estado de Minas Gerais, que teve a maior quantidade de participantes.

As atividades foram diversificadas e enriquecedoras, com um total de 7 saídas de campo, todas com lotação máxima. Entre elas, a Espeleokids, uma saída de campo inédita que proporcionou uma experiência única para mães, pais e seus filhos, que puderam explorar juntos as cavidades subterrâneas.

Debate no tema “Licenciamento Ambiental e Compensação Espeleológica em áreas com ocorrência de cavernas em rochas não-carbonáticas: situação atual e ações necessárias”, contando com a presença de Henrique Pontes, Giselle Ribeiro de Oliveira, Jocy Brandão Cruz e Vandré Ulhoa Soares Guardieiro (da esquerda para a direita). Foto por: Janayna Rodrigues

Os participantes tiveram acesso a 6 minicursos abordando diferentes temáticas dentro da espeleologia, trazendo inovações, atualizações e aprimoramento para os interessados. Outro ponto alto do evento foram os 5 debates realizados em formato diferenciado, que abriram espaço para discussões propositivas e encaminhamentos de moções e recomendações, permitindo que os especialistas e entusiastas pudessem contribuir ativamente para o avanço da espeleologia.

O congresso contou ainda com 6 palestras ministradas por convidados ilustres, tanto do cenário nacional como internacional, trazendo conhecimentos e experiências enriquecedoras para todos os participantes. Representantes da União Internacional de Espeleologia (UIS) e da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) compuseram um painel especial, destacando a importância da colaboração global em prol da preservação das cavidades subterrâneas.

Palestra no tema “Restauração de Cavernas” ministrada por Val Hildreth-Werker. Foto por: Janayna Rodrigues

Na área acadêmica, foram apresentados um total de 65 trabalhos, distribuídos em 26 sessões painéis e 10 sessões orais, permitindo a troca de conhecimento e a divulgação de pesquisas relevantes para o campo da espeleologia.

Para tornar o evento ainda mais especial, foram sorteados 136 conjuntos de brindes, incluindo 101 conjuntos de livros, 9 macacões e 26 brindes diversos, proporcionando momentos de alegria e gratidão aos participantes.

Ainda pensando na comodidade das famílias presentes, o congresso disponibilizou uma área kids, permitindo que os pais e responsáveis pudessem aproveitar plenamente o ambiente e as discussões, enquanto os pequenos se divertiam em um espaço seguro e monitorado.

Apresentação oral intitulada “Desafios para a consolidação da plataforma eCaves: difusão de dados de cavernas turísticas e unidades de conservação e a ciência cidadã” apresentada por Lívia Cordeiro e Gisele C. Sessegolo (da esquerda para a direita). Foto por: Janayna Rodrigues

A equipe do eCaves Brasil apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Desafios para a consolidação da plataforma eCaves: difusão de dados de cavernas turísticas e unidades de conservação e a ciência cidadã” onde levamos um pouco de como funciona o projeto e os resultados obtidos até o junho de 2023.

Estande do eCaves Brasil no 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia. Foto por: Sophia Salletti

Contamos com um estande na área de feira, onde os congressistas puderam conhecer mais a nossa plataforma e ao cadastrar-se podiam concorrer ao sorteio de bonés do projeto. Esses momentos foram importantíssimos para trocar com diversos setores e também receber proposições de melhorias, elogios e contribuições. 

Estamos ansiosos para os próximos congressos e que a espeleologia brasileira siga crescendo cada vez mais, inovando e preservando as cavernas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *