Recentemente em visita a exposições culturais em São Paulo, me chamou a atenção como o universo subterrâneo acaba sendo inserido em múltiplas linguagens e expressões, se dando em 3 momentos dentre 4 exposições abertas na Avenida Paulista.
No SESC Avenida Paulista, no 5 andar, se encontra a exposição ‘Alterações vividas absolutamente fantasiosas’, com uma profusão de cores, formas, criatividade e diferentes meios, ao longo dos pisos e paredes que vão te surpreendendo passo a passo. Um labirinto muito alegre, com movimentos diversos entre projeções e luzes. De repente lá no meio, havia um painel menos chamativo, mas muito bonito. E entre cinzas, brancos e preto, lá estávamos dentro de uma caverna!
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/06/image-3.png)
Essa exposição estará no local entre 12 de maio e 30 de julho, aberta de terça a sexta, das 10h às 21h30, sábados das 10h às 19h30 e domingos e feriados, das 10h às 18h30. Sua entrada é gratuita, se localizando no Arte I – 5º andar e atenção: a classificação indicativa é de 14 anos. A exposição também conta com recursos táteis vestíveis, audioguia com audiodescrição, videolibras, textos curatoriais e institucionais em braile, piso tátil e maquete tátil do espaço expositivo.
No prédio ao lado, se encontra o Itaú Cultural, onde visitamos duas exposições, a primeira sobre o grafite no Brasil, intitulada Além das Ruas – Histórias do Graffiti, que narra a evolução dessa arte e seus artistas no Brasil. Lá estavam apresentadas como primeira expressão dessa arte: as pinturas rupestres!
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/06/image-1.png)
Ainda no Itaú Cultural se encontra a exposição permanente Brasiliana Itaú, contando com uma galeria magnífica de ilustrações da flora e fauna brasileira, documentadas por naturalistas e artistas ao longo dos séculos. Quem estava lá?! As inúmeras espécies de morcegos registradas pelos primeiros artistas que acompanharam expedições de naturalistas!
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/06/image.png)
Seguindo pela exposição, adentrando a história de nosso país, outras obras de artistas que tiveram a oportunidade de conhecer um Brasil selvagem, e o que nos chama a atenção, o que salta aos olhos? Uma pintura magnífica de Rugendas documentando a Gruta de São José!
Na exposição Brasiliana Itaú o público pode contemplar 947 itens, dentre elas pinturas (12), tridimensionais (18), desenhos, aquarelas e têmperas (30), gravuras (673), mapas/cartografia (16), manuscritos de literatura (7), documentos (71), periódicos (5), livros (98) e caricaturas (16) e 1 vídeo.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/06/image-2.png)
Dentro de todas essas experiências vemos que as cavernas fazem parte do nosso imaginário, estão lá, com suas significações negativas ou positivas, trazendo medo ou curiosidade, estando em representações literais ou subjetivas, mas trazendo os aspectos estéticos e emblemáticos desses ambientes que para nós são tesouros ambientais, sociais e culturais.
![](https://blog.ecavesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/06/banner_2-1024x160.png)
Fontes:
ITAÚ CULTURAL. Espaço Olavo Setubal. Disponível em: <http://portale.icnetworks.org/espaco-olavo-setubal> Acesso em: 30 mai. 2023.
SESC SÃO PAULO. Sesc São Paulo promove retrospectiva imersiva e labiríntica de avaf. 20 de Maio de 2023. Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/sesc-sao-paulo-promove-retrospectiva-imersiva-e-labirintica-de-avaf/> Acesso em: 30 mai. 2023.