Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas globais interconectadas, criadas pela Organização das Nações Unidas e que têm como objetivo implementar formas ambientalmente mais corretas, economicamente viáveis e socialmente justas de desenvolver e crescer nos países até 2030. A preservação das cavernas e áreas naturais se relaciona com todos os ODS em algum nível, porém, de forma específica, os objetivos 3, 8, 13, 14 e 15 se relacionam de forma mais direta.
O ODS 3 – “Saúde e Bem-estar” se faz presente quando conservamos as cavernas e promovemos o turismo espeleológico responsável, pois estudos já comprovam que o contato com a natureza pode atuar na nossa saúde mental, diminuindo ansiedade, depressão, estresse e gerando maior conexão entre o nosso meio interno (psicológico e emocional) e o meio ao nosso redor. Além disso, a saúde pública é afetada positivamente com a preservação pela regulação de doenças no ambiente natural.
O ODS 8 – “Trabalho decente e crescimento econômico” está relacionado devido à renda que o turismo ecológico – ou ecoturismo – gera para as comunidades do entorno de áreas naturais, como unidades de conservação. O ecoturismo quando feito em comunidade é uma importante e rentável forma de apoiar a economia local, principalmente considerando que a maioria dos guias e condutores de cavernas são moradores que conhecem há muitos anos esses territórios,assim como a cultura e história local.
Em nosso blog, temos artigos falando sobre as mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos gerados pelas cavernas, isso já consegue dar uma ideia de que maneira o ODS 13 – “Ação contra a mudança global do clima” e os ecossistemas cavernícolas se relacionam. Isto porque os ambientes subterrâneos desempenham função essencial no abastecimento dos aquíferos e de formação de solo, subsidiando o equilíbrio de ciclos de nutrientes, como os ciclos do carbono, oxigênio e nitrogênio. Sendo assim, os ecossistemas cavernícolas fornecem majoritariamente serviços de suporte, base para a regulação de todo ecossistema.
As cavernas geralmente são cortadas por rios e outros corpos d’água. Ao proteger uma caverna, estamos preservando a fauna aquática, rios, nascentes e até mesmo os aquíferos, mantendo nossa água doce protegida, um recurso natural chave para nossa sobrevivência. Logo, o ODS 6 – Água potável e saneamento e o ODS 14 – Vida na água podem ser atingidos com medidas de proteção de unidades de conservação e cavernas, fomentando a preservação de recursos hídricos.
Como o mundo subterrâneo está ligado à superfície, ambos se beneficiam com a proteção das áreas, pois florestas e cavidades naturais são mutuamente conservadas. Sendo assim, o ODS 15 – Vida Terrestre também é meta possível de ser atingida dessa forma.
O prazo de 2030 está próximo! Então, como podemos colaborar para atingir esses objetivos? Siga apoiando projetos e iniciativas, como o eCaves Brasil, que busca aumentar as informações sobre o meio ambiente. A informação é nossa maior ferramenta em prol da natureza e suas riquezas.